Casa da Cultura da América Latina

A Casa de Cultura da América Latina - CAL foi criada para promover e divulgar a arte da cultura latino-americana, consolidando-se como um espaço de práticas artísticas com direcionamento para a arte moderna, contemporânea e etnográfica.

Nesse sentido, a intervenção faz parte de um conjunto de ações artísticas relacionadas a um novo momento da CAL, associada a nova direção de Alex Calheiros, orientada para intervenções urbanas, residências artísticas, reordenamento do espaço interno do edifício, entre outras ações, que compõem um processo de revitalização da instituição por meio da ocupação do edifício.
Portanto, a intervenção será um marco na paisagem, destacando o edifício da CAL por meio de uma pintura na fachada e piso que se prolonga pelo setor comercial sul, intensificando o diálogo com o espaço, em um contexto de homogeneidade urbana. A partir do estranhamento da intervenção no contexto inten- ciona-se identificar o prédio como um espaço de arte.

A intervenção é composta por vários elementos, a pintura, um parklet, e um aparato escultórico que revestirá parte da fachada externa do edifício. A pintura simboliza uma mancha na cor vermelha que se expande pelo espaço urbano, integrando o edifício ao principal eixo de circulação de pedestres do SCS. O parklet ocupa toda a fachada de entrada, retirando os automóveis do local e retornando esse espaço vazio aos transeuntes e usuários da casa de cultura. O aparato escultórico é um elemento poético visual que traz à tona experiências sensoriais.


Equipe Voxellab: Carla Barreto; Felipe Sanches; Gabriel Lago; Guilherme Rabelo; Guilherme Santoucy; Igor Lacroix; Lucas de Sordi e Marco Maron.


Igor Lacroix Arquitetura - Brasília-Porto
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora